sábado, 27 de abril de 2013

Homem de Ferro 3 (Só pra quem já assistiu!)

Já começo dizendo que esse post vai conter spoilers, não é daqueles posts que eu faço para "recomendar" um filme (como se esse precisasse de alguma recomendação) e sim mais para "desabafar" sobre o filme.
Primeiro de tudo, eu não deveria ter assistido Batman The Dark Knight Rises no dia anterior, por eu considerá-lo BOM DEMAIS, fazendo com que qualquer filme que eu assistisse depois, nesse mesmo gênero, não fosse bom o bastante. Não sei se a intenção do Homem de Ferro foi passar a sensação de desespero colocando um terrorista bombardeando o país e ameaçando o presidente, mas por ter assistido Batman na noite anterior, que consegue sim dar muito desespero, não me convenceu. Fora que eu acho o universo da Marvel muito "alegre e feliz" perto do da DC, pelo menos é o que eu percebo pelos filmes. Claro que tem guerras e vilões sádicos e mortes, mas todos Vingadores, Thor, Homem de Ferro, Homem Aranha, e até os mais antigos do Hulk, tem um ar meio que engraçado e heróico de um jeito animado. Os heróis são legais, admirados, simpáticos, com isso a única coisa que eu percebo é que são filmes para agradar e divertir. Já os da DC tem um lado dark, mais trágico, os heróis não se aceitam ou não são aceitos pelo povo, acho isso mais humano, sei lá.
Comparações a parte, achei o roteiro um pouco forçado. Resumindo (SPOILER ALERT) Killian é um cientista que criou essa tecnologia onde melhora o desempenho humano, podendo até regenerar alguma parte do corpo perdida, e por algum motivo ele precisa do Tony pra ajudá-lo a melhorar a ideia o suficiente para comercializá-la. Pelo menos foi o que ficou claro, não explicaram muito sobre essa tecnologia, as possíveis reações a ela, ou até o mesmo o que aconteceu no final. Enfim, Killian usa um falso terrorista do oriente médio para explicar as explosões que acontecem nas cidades (que são resultado de reações ao uso da tecnologia) e para conseguir "entrar" na casa branca. Porém, Tony, além de não aceitar ajudar Killian antes mesmo de saber do que se tratava, zombou do vilão terrorista Mandarin em rede nacional, fazendo com que sua casa fosse atacada e ele próprio dado como morto, na tentativa de escapar usando apenas uma versão teste de sua armadura. Assim, Tony passa a maior parte do filme longe do seu luxo e conforto, de suas armas e de Pepper, tendo que lidar com crises de ansiedade recém descobertas, e achar um jeito de salvar o país e sua mulher, contando com a ajuda de um garotinho pequeno. Claro, ao longo do filme da pra se divertir e dar muita risada, além de se surpreender com as soluções geniais que Tony arranja para os problemas, e diálogos inteligentes e sarcásticos a todo momento. No fim, uma batalha típica entre "mutantes" (pessoas que usaram a tecnologia, pra mim são mutantes) e armaduras com o "espírito" do JARVIS e lideradas por Tony, onde tem momentos dramáticos com o presidente pendurado no meio de tudo e a quase morte de Pepper, e no final, como esperado, tudo se resolve. Mas o filme todo eu fiquei com a sensação de estar esperando por alguma coisa, que eu achei ser a luta final, mas quando ela terminou, não era isso. O ápice que eu esperava, não aconteceu.
Ouvi muita propaganda e li em muitos lugares sobre os efeitos especiais desse filme. Não sei se o cinema que eu fui tinha uma qualidade menor do que o normal, mas eu  não achei os efeitos nada de especiais, bem normais pra esse tipo de filme. Claro que ver a casa linda do Tony sendo destruída doeu um pouco meu coração, mas realmente não me surpreendeu. Mas até que gostei da cena onde ele salva todas as pessoas que caíram do avião, de um jeito divertido e tenso ao mesmo tempo.
Mas o filme não é de todo ruim, afinal é um filme todinho de Robert Downey Jr., digo, Tony Stark. Nessa continuação, o personagem está tendo que lidar com insonia e crises de ansiedade provocadas pelo último episódio de quase morte em New York (Os Vingadores), além de ter que se virar sozinho pra não só salvar sua mulher, como seu relacionamento também, o que o deixa um pouquinho mais responsável e menos egoísta. Mostraram um Tony mais frágil, mais humano, mas não por isso ingênuo, capaz de dizer não a um garotinho fofo e ainda sair rindo. E preciso admitir, minha cena favorita foi a cena extra no final dos créditos, onde Tony desabafa sobre todos os seus medos e angústias achando que o amigo Dr. Banner pode ajudar, mas o mesmo apenas dormiu enquanto Tony falava sem parar.
Enfim, é um filme como outro, apenas achei mais fraco do que os dois primeiros, talvez quando eu assisti-lo mas vezes me acostumo, talvez foi culpa de estar com o Dark Knight Rises na cabeça, talvez foi culpa do Loki no trailer de Thor 2 ter me distraído, eu não sei. Continuo amando o Homem de Ferro, e ele continua sendo meu super-herói favorito da Marvel, e meu segundo super-herói favorito da vida. Batman ainda domina meu coração.
E Tony, existe um motivo pelo qual os super-heróis costumam manter a identidade em segredo: a segurança de pessoas próximas. Claro que o vilão sempre acaba descobrindo os pontos fracos do mocinho, mas não reclame quando pessoas explodirem sua casa, sequestrarem sua mulher e quase matarem seu amigo, quando meio mundo sabe seu nome e seu endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário